Procure pelas Tags

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Mulhouse das flores e das artes

04.05.2016

 Antiga prefeitura, prédio rosa

 

Muhouse, no leste francês, cidade onde vivi por sete anos quando casada, é  um das vilas charmosas da Alsácia que, conta a história, de 1870 a 1945, trocou de nacionalidade quatro vezes, ora francesa, ora alemã. A pequena  cidade de 11 mil habitantes integra a região metropolitana que chega a 250 moradores, faz parte da lista de cidades floridas da França e se tornou conhecida por ser um museu de artes moderna e contemporânea  a céu  aberto, pois há  15 anos, anualmente,  a prefeitura compra uma obra de arte de um artista local para que possamos respirar cultura. A cidade recebe 2,5 milhões de visitantes por ano, para conhecer um pouco da história que remonta ao ano 803  quando foi fundada com o nome de Mulinhuson. Desde então foi uma vila de progresso industrial reconhecida na França, os seus empresários eram sobretudo franco-maçon, de grande e importante produção de tecidos, entre outras atividades. O comércio da vila e do entorno é agradavel e com gransdes centros empresariais, como a grande rede IKEA que abriu uma imensa loja na cidade. 

Algumas dicas: o Parque Zoológico e Botânico com gigantes plantas asiaticas, o Museu do Automóvel que possui a maior coleção de carros antigos da Europa, o Museu dos Tecidos, O Museu do Trem que nos leva a uma viagem nos tempos antigos das linhas férreas, o Museu da Eletricidade, os Muses de Arte Moderna e a Fonderie, o prédio da antiga prefeitura e o Templo Saint-Etienne na praça de la Réunion e que se juntam a um conjunto arquitetônico de séculos passados. As quartas e sabados o dia pode ser aproveitado no Mercado coberdo onde uma infinidade de feirantes de alimentos e artigos pessoais se juntam, formando uma tipica medina.

O aeroporto internacional Mulhouse-Bâle fica a 20 minutos dos centro da vila. Esse aeroporto serve a França, Alemanha e Suiça, conhecida região dos três paises. Então, Mulhouse é o ponto de partida para a rota do vinho até Strasbourg, e também para uma viagem interessante na Alemanha e Suiça. A culinaria édiversificada, choucrute, tarte-flambé, carnes, o macarrão alsaciano, queijos, doces, vinhos de todos os tipos. Aproveite e tin-tin.

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

05.03.2019

13.11.2018

Please reload

Procure pelas Tags
Please reload