Espéraza e o seu mercado


Espéraza tem cerca de 800 habitantes e fica a uns 40km ao Sul de Carcassonne, está na região de Aude, tudo Languedoc. Faz parte do aglomerado de cidadezinhas que compõem o País dos Cátaros. Espéraza é conhecida porque abriga o Museu dos Dinossauros com grandes e importantes espécies do seu tempo, www.museudedinosaure.fr. E ainda por causa do seu mercado aos domingos, que rola na praça da vila e onde temos uma infinidade de produtores orgânicos, com frutas, legumes, mel, vinhos etc. Na feira se encontram os naturalistas, os desapegados, músicos, escritores, produtos indianos e de Madagascar, barracas com comidas orgânicas, fabricantes de instrumentos musicais. Enfim, um pouco de tudo e a feira recebe visitantes de vários cantos da região. Adoro Espéraza e o seu pequeno jeito de ser de uma pequena vila, e claro pode causa dos meus amigos Elvire, Andy e Bonney.

Ah, Espéraza está abaixo da montanha onde se localiza Rennes-les-Chateau, vila imortalizada por Dan Brown no livro Código da Vinci, e as suas histórias do padre Saunier, Torre Magdala, Templários e Maçons. Mas, isso será objeto de outro texto. Eu me hospedo exatamente ao pé dessa montanha de Rennes-les-Chateau que, na verdade, foi objeto de minha primeira vinda à região em 2014 estimulada pelo amigo Fernando Zardini, que queria conhecer a igreja de Maria Madalena através dos meus olhos. Depois, voltei ano passado e agora por conta da causa Cátara.

Quando era criança, morava no bairro de Aribiri, Vila Velha, viajava pelo mundo através da coleção da História Universal, em fascículos que o meu pai, Gervásio, me comprava. Dá pra entender porque tenho asas nos pés.

Posts Recentes
Procure pelas Tags
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Procure pelas Tags