Procure pelas Tags

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Rennes-le-Château e seus mistérios

11.07.2017

 

 

A cada ano milhares de visitantes vão à pequena cidade de Rennes-le-Château, na região do l’Aude, na França (cerca de 40 km ao sul de Carcassone) para visitar a Igreja de Santa Maria de Magdala. A cidade e a sua igreja são contadas em mais de 700 obras literárias, reportagens e documentários porque fascinam a milhões de curiosos sobre as histórias relatadas ali, e que envolvem um misterioso padre chamado Berénger Saunière.

 

Rennes-le-Château está em uma posição estratégica em um rochedo, e 70 milhões antes de Cristo os dinossauros já haviam invadido essa região, e traços dessa época foram encontrados em dois locais diferentes, e também foram achados objetos que datam do período neolítico há 10 mil anos antes de JC. (Abaixo de Rennes, na cidade de Espéraza, há um Museu do Dinossauro)

 Durante o século II antes de JC, os romanos ocuparam a Gália, e passaram pela região do l’Aude construindo pontes, explorando os minerais das montanhas e construíram os banhos termais da cidade de Rennes-le-Bains, hoje importantes centro de tratamento. Depois do século V após JC, Rennes-les-Château foi palco de invasões e de perseguições pelos visigodos e depois as cruzadas contra os Cátaros deixaram marcas ainda visíveis nos castelos, igrejas e objetos, notadamente em Rennes-le-Château.

 

Já num passado mais recendo, pouco mais de 100 anos, a cidade e a sua igreja fazem parte da história de Bérenger Sauinière, o padre que restaurou a igreja e o presbítero, comprou terrenos ao entorno e construiu a Vila Bethania, a Torre de Magdala e a de Vidro, tudo num ponto magnifico e com uma vista maravilhosa da região. O mistério está em saber – até hoje ninguém sabe – de onde vinha o dinheiro para tantos investimentos feitos pelo padre.

 

Teria o padre encontrado documentos importantes que mudariam os destinos da Igreja? Teria ele encontrado um túmulo secreto e de alguém importante? Teria ele encontrado um tesouro com muito dinheiro? Teria ele aceitado dinheiro de alguma organização secreta, como os maçons, por exemplo? O que tem a ver com tudo isso a sua empregada Marie Dénarnaud? Bom, muitos são os mistérios que rondam a região.

O escritor Dan Brown, no seu livro o Código da Vince fala de Saunière e os seus mistérios, envolvendo a vida de Jesus. Ele mesmo, o autor, viveu uns poucos meses aos pés de Rennes-le-Château para pesquisar fatos que compuseram o seu livro.

 Recentemente, em abril de 2017, uma mulher muçulmana, pois estava vestida como tal e portando um exemplar do Corão, passou o dia na porta da Igreja – que tem em sua entrada uma imagem do diabo, um dos enigmas de Sauinère – rezando.

 

 

Depois ela se apossou de um instrumento adentrou a igreja, quebrou a cabeça e um braço do diabo e a cabeça da imagem de Maria de Madalena que está no altar. A mulher foi presa e levada a um sanatório, mas deixou mostra de intolerância religiosa, ou seria um atentado? Bom, de toda a forma, especialistas do Museu do Louvre já estiveram no local e confirmaram que podem reconstruir as imagens danificadas. Assim, a história será mantida junto com os seus enigmas.

 

 Já fui à região quatro vezes seguidas, e visito o local, sobretudo por causa da vista magnifica da natureza que ela proporciona e de onde podemos ver as várias montanhas e alguns castelos dos tempos medievais. O vento sopra docemente, o ambiente está sempre em calma, e talvez seja exatamente essa sensação de paz que encanta ainda mais os visitantes. É como se estivéssemos em outro mundo, vivendo em harmonia, em Paz, como pregou o mestre Jesus.

Além de Rennes-le-Château existem várias outras cidades histórias no l’Aude e Prinieus a serem exploradas, entre montanhas, florestas, rios, parques, castelos, grutas. Coisa que ainda não terminei de explorar nesses quatros anos de visita. O caso da mulher destruidora de imagens foi um caso à parte.

 

Please reload

Posts Recentes

05.03.2019

13.11.2018

Please reload

Procure pelas Tags
Please reload