Bordeaux além do vinho


Bordeaux é uma cidade que vai além das suas famosas vinícolas e, claro, dos seus ótimos vinhos e caves que são maravilhosos castelos de encantar a ocidentais, orientais e árabes. A cidade é agradável, tem um comércio movimentado, bons restaurantes e cafés e muita história arquitetônica para ser apreciada. Bordeaux é chic!

É preciso passar alguns dias na região para conhecer o minimo necessário que é a cidade, algumas vinícolas e um pouco das praias, Cap Ferret e a Bacia de Arcachon, entre outras badaladas. Conheci dois empresários, amigos fraternos, mas adversários de vinhos: um é de Bordeaux e prefere o seu produto, e o colega é da Bourgogne e, portanto, diz que o seu vinho é o melhor. Mas o curioso é a história relatar que em 1693 o médico do Rei Luis XIV decreta que o champagne, francês claro, estaria fazendo mal à sua majestade e 'receita' a partir de então os vinhos da Bourgogne. Desde então, o povo da Bourgogne justifica o fato de considerar o vinho deles como o melhor, o vinho dos Reis. Há contradições, evidentemente. Eu, particularmente, adoro os dois, e mais os da Alsácia, do Languedoc-Rousillon, Côtes-du-Rhône, de Champagne... Aff!

A cerca de uma hora de Bordeaux, de trem, a gente encontra a Bacia de Arcachon, um paraíso para quem tem recursos financeiros e também para quem não tem, e pode curtir as praias de areias finas, o mais diversos tipos de lazer e as maravilhas da Dune de Pilat.

Para chegar nas duas tem ônibus, e se vai de carro ou de bikes. O trajeto é agradável, com o verde se misturando nas charmosas residências dos bairros da vila. A Duna é uma enorme formação de areia natural costeira acumulada no litoral da Nova Aquitânia no golfo da Biscaia ou de Gasconha, na entrada da baía de Arcachon. Tenha preparo físico, bons joelhos e disposição para subir e lá do alto apreciar o Oceano Atlântico. O local é um parque onde encontramos informações, um pequeno museu, tem um bar, e muita areia fina para ser escalada. Uma maravilha do Planeta, com certeza, e de encantar os olhos. A Duna de Pilat está sempre em movimento dentro do seu ecossistema.

Boa viagem!

Posts Recentes
Procure pelas Tags
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Procure pelas Tags