Procure pelas Tags

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

A imigração e o amor

 

O processo imigratório dos seres humanos no planeta é bíblico, é histórico, é geopolítico, enfim, tem a existência do mundo.

 Não é de agora que o homem imigra, em busca da terra prometida, em busca da paz, fugindo da escravidão e da violência, da fome, da guerra, das pestes, das discriminações, do racismo...foge do ódio lançado sobre si por outros homens.

O que difere a imigração dos milhares de anos atrás para a imigração de hoje, é o processo de comunicação, de informação e a sua rapidez para propagar os fatos imigratórios e as suas mazelas. Mazelas essas que chocam, ou promovem as indiferenças, provoca ódio e discriminação, contra aqueles que buscam um lugar ao sol e com sombra, para se instalar em paz e em melhores condições de vida.

 

Paradoxo esse da vida: antes as condições humanas eram infinitamente mais precárias, tanto que era preciso apelar a Deus para que ele pudesse enviar o maná dos céus e saciar a fome dos homens e os seus descendentes. Hoje, os aviões, aos milhares que existem por ai, por muitas vezes o fazem, mas poderiam fazer ainda muito mais. Lançar dos céus mais comida, barracas para um teto, água, remédios...

 

A imigração só vira um problema quando chega no nosso quintal, pois enquanto tá acontecendo nas terras dos vizinhos, o problema é dele. Não, a imigração é assunto de todos os moradores desse planeta, pois nunca sabemos quando “o problema” vai chegar ao nosso lado.

Seria conveniente estarmos preparados para receber o próximo quando ele vier: políticas públicas de integração e recepção, estimular a geração de empregos, ensinar a receptividade, etc. Ora, problemas surgirão, sim, normal, pois quando colocamos 2 ou mais pessoas dentro de um mesmo ambiente, o ser homem cria as dificuldades, faz parte desse processo de aprendizagem.

Aprendizagem é assim: a gente ensina, uns aprendem e evoluem, crescem. Outros não aprendem, não querem aprender, e estacionam.

 

Ainda uma forma de entendermos o problema do outro, a situação em que a pessoa se encontra, é quando nos colocamos no lugar dela, e pensamos sobre o que gostaríamos que nos fizessem. Quando sentíamos na pele, no coração, quando a mente se agita, diante de tamanhas dificuldades para viver em paz e com dignidade, muitos de nós vamos mudar de opinião. Pois devemos querer para o outro o que queremos para nós.

 

 A fome, a sede, a violência sobre os entes queridos, a inexistência de um futuro digno, a impotência diante de ato cruel contra a pessoa que ama e protege, a falta de perspectiva de que a vida pode ser melhor, o abandono, a escravidão, são razões de sobra para que o ser humano saia em busca de sua Canaã.

 

O mais antigo êxodo, esteve sob o comando de Moisés, e ainda hoje milhões de pessoas estudam o fato. O budistas Tibetanos foram expulsos de suas terras com estúpida violência e mortes, índios do planeta foram mortos e os que sobreviveram foram expulsos de suas áreas... enfim... quando os seres não fogem, são expulsos, e vice-versa.

 

Deus salve a Pátria de todos nós: Planeta Terra.

 

O que é migração?

 

 “Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro”, Wikipedia.

 

Do mesmo Wikipedia: “Livro do Êxodo ou simplesmente Êxodo, "saída" ou "partida".

Ele conta a história do Êxodo, ou seja, de como os israelitas deixaram para trás a escravidão no Egito por sua fé em Javé, que escolheu Israel como seu povo. Liderados por seu profeta, Moisés, eles viajaram pelo deserto até o monte Sinai, onde Javé lhes promete a terra de Canaã (a "Terra Prometida") como recompensa por sua fidelidade. Os israelitas passam a fazer parte da aliança com Javé, que lhes fornece suas leis e instruções para a construção do Tabernáculo. Segundo o relato, Javé então desceu do céu e habitou com eles, liderando o povo na guerra santa para conquistar a terra e conseguir a paz”.

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

05.03.2019

13.11.2018

Please reload

Procure pelas Tags
Please reload