Meditação traz harmonia


Meditação em casa ou no trabalho

“Ative o hormônio da alegria praticando a generosidade, o amor e a compaixão”.

Meditação, tratamento para a saúde física e mental.

A meditação é uma prática milenar que tem a finalidade de nos colocar em conexão com a gente mesma, com o nosso interior. Ou seja, liberar a nossa mente dos pensamentos por um determinado momento, a fim de que possamos trabalhar a convivência do momento que nos aflige, que nos atinge, que nos toca emocionalmente, e acaba nos levando a sintomas físicos e mentais dolorosos.

Quando praticamos, a meditação nos mantem vividamente desperto, num estado de naturalidade não fabricada! Ao ficar assim, o sinal de progresso é que seu corpo, fala e mente vão se sentir livres e soltos, além das fronteiras do prazer e da dor.

A meditação pode ser um bom aliado da homeopatia, da medicina tradicional ou holística no tratamento dos pacientes, e dos dentistas etc. Não existe contra indicação para a prática da meditação. A meditação acalma a mente, alivia os batimentos cardíacos, cuida das emoções, acalma as dores. Quando praticada com afinco leva a cura. Médicos pesquisadores britânicos já conseguiram identificar o efeito da meditação no cérebro, o que representa um avanço para a medicina.

Proposta

Inicialmente poderemos praticar juntos duas vezes na semana, antes de sair para o trabalho e antes de dormir.

Depois de três semanas poderemos fazer juntos uma vez por semana, e o praticante continuará sozinho praticando quantas vezes quiser, pelo tempo que puder ou quiser, e onde quiser.

Nesse caso, durante duas semanas, faremos juntos uma vez. Depois, o praticante poderá continuar sozinho desde que mantenha uma boa disciplina.

Passo a Passo

  1. Escolha um local de sua preferência;

  2. Sente-se num sofá, numa cadeira, numa almofada, no recosto da cama; (nunca deite-se)

  3. Mantenha uma postura ereta, coluna reta (para não causar danos às costas);

  4. Relaxe pescoço, ombros, braços;

  5. Pratique a respiração: inspire e expire lentamente – umas 10 vezes;

  6. Repouse os olhos e os direcione para baixo, 45 graus, ou para a ponta do nariz;

  7. Pouse os braços sobre as pernas, ou entrelace os dedos, sendo a mão esquerda sore a direita;

  8. Coloque a língua no céu da boca e pouse os lábios um sobre o outro; (para não produzir saliva e ter que engolir se desconcentrando);

  9. Comece a meditação: respire e inspire lentamente, até ficar normal;

  10. Relaxe a mente e não pense em nada; se um pensamento surgir deixe que ele vai

Partir como as nuvens navegando pelo céu;

11 – Abstenha- se de focar a mente em um pensamento... não foque em nada. MENTE VAZIA, é o segredo da meditação.

12 – Não se mova! Corpo ereto, respiração lenta, olhos pousados e relaxados;

13 – Fique na posição pelo tempo que lhe for confortável e relaxante; prolongue o tempo que quiser; (não tem contra indicação)

14 – Foque a mente no vazio e não preste atenção aos sons do entorno, perceba os barulhos apenas;

15 – Quando sentir necessidade ou desejar retorne interrompendo a meditação calmamente abrindo os olhos, soltando as mãos e se posicionando para se levantar;

16 – Faça meditação quando se sentir bem, ou quando tiver uma dor de cabeça, uma tensão, uma angústia, uma dor qualquer que você sabe estar ligada ao emocional – à mente agitada.

17 – Duração: pelo menos 20 minutos por duas vezes ao dia, ou dure o tempo que se sentir bem na postura.

Cultive a felicidade!

Carminha Corrêa

Facilitadora

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