A Essência da Vida


É que tudo tem um princípio, um meio e um fim, cabível a todos os seres sencientes e, até as galáxias. A essência da vida nos mostra a impermanência de tudo, ou seja, que tudo tem um começo, um meio (ou razão de existir) e terá um fim.

Aquele lindo roseiral, pleno de rosas multicores, lindas, abertas que perfumam e nos alegram, também terá um fim depois de cumprida a etapa do meio, a razão de sua existência. E as flores murcham depois de enfrentar as ações do tempo, o sol, a chuva, o vento, e elas morrem. No entanto, nos mostram além da impermanência, a possibilidade de renascer depois de cumprida a etapa da essência da vida.

Somos todos seres sencientes e impermanentes, renascidos para vivenciar as etapas do princípio, meio e fim.

A roseira frondosa também sofre como qualquer um, pois é também um ser senciente. Sofre para nascer, vida de uma semente plantada no útero da terra e sem saber se irá germinar ou não, se irá crescer, dar flores, perfumar e alegrar a vida. Sabe que irá sofrer e enfrentar os desafios para poder alegrar o local onde renasce. Após brotar, como todos os seres em desenvolvimento fetal, sofre para brotar na terra, sentir crescer o caule e os espinhos, brotar as folhas, um broto que dará a flor. Sabe que correrá riscos de morrer com o vento, o calor, a ventania, a ação desvairada do homem destruidor que pode lhe tirar a vida antes mesmo de ser tornar adulta. São tantas dores, incertezas e sofrimentos no caminho.

Ao final, superando os desafios, a roseira chega ao final para ser a Rainha das Flores. Pequena, média ou grande, pouco importa, ela vai reinar absoluta vivendo a felicidade dela e fazendo a de outros seres.

Vai florir, ter cores diferenciadas, perfumar, alegrar, fazer brilhar ainda mais o sol, dar vida à terra, e o vento vai levar as suas sementes por aí a fora para que novas rosas sejam bem-vindas cumprindo o caminho da essência da vida: o viver, morrer, viver. As rosas fazem parte de uma mesma escola que nos oferece a ‘essência da vida’.


Até um breve renascimento! Seja um ser humano ou uma rosa.


26/09/20

Posts Recentes
Procure pelas Tags
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Procure pelas Tags